Galera,
Mencionamos muitas vezes a palavra REDOME aqui em nossas publicações, porém, a maioria não sabe do que se trata, pois bem, resolvemos explicar o que é o Redome.
O Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME) é um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para registrar as informações de possíveis doadores de medula óssea.
O sistema facilita as buscas de compatibilidade com receptores. O REDOME reúne as informações básicas de identificação e especificidades, como resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõe a ser um doador.
Quando um receptor não possui um doador aparentado, é feita uma busca no REDOME de cadastros que possam ser compatíveis, para que assim, seja feita a doação.
Para se cadastrar no Redome, basta fornecer informações pessoais e uma amostra de 5ml de sangue, para que suas características genéticas sejam armazenadas.
Quando a compatibilidade é identificada a pessoa cadastrada é convidada, pelo Registro, a fazer exames mais específicos para confirmar a compatibilidade. Em casos afirmativos, o cadastrado é, então, consultado sobre sua decisão quanto à continuidade dos procedimentos do transplante.
Para o doador, o processo consiste na realização de punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada da medula. Retira-se um volume de, no máximo, 15%, o que não causa qualquer comprometimento à saúde do doador, já que este líquido se recompõe em, aproximadamente, 15 dias.
Para o paciente, a medula é transplantada como se fosse uma transfusão de sangue. A nova medula, rica em células chamadas progenitoras, que, uma vez na corrente sanguínea, circulam e se alojam na medula óssea, onde se desenvolvem.
Quem pode doar:
Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 54 anos e que goze de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
Tel. do Redome: (21) 2505-5640
e-mail: redome@inca.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário