O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

domingo, 27 de junho de 2010

Leucemia: Vamos nos conscientizar!

Gostaríamos de parabenizar antes de tudo ao "Fantástico" pela reportagem exposta no dia 27.06, na qual a repórter Renata Ceribelli explica com exatidão e clareza a importância da doação de medula óssea.

Segue a reportagem na íntegra:

Leucemia: drama de Drica Moraes é vivido por milhares no país!!!
Dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea e o de receptores são cruzados para encontrar possíveis transplantes. A atriz Drica Moraes e menina Thaís são exemplos bem sucedidos.




A atriz Drica Moraes descobriu que estava com leucemia, doença conhecida como “câncer do sangue”, em fevereiro deste ano. O transplante de medula óssea era a única indicação para a cura. Começava na vida da atriz um drama também vivido por milhares de brasileiros: a busca por um doador.

Setenta por cento das pessoas que precisam de um transplante de medula óssea não encontram um doador compatível dentro da família, como aconteceu com a atriz Drica Moraes. Nesse caso, a alternativa é procurar no cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

“Nós temos cerca de 1,2 mil pacientes em busca de um doador no Brasil, que precisam da doação de medula voluntária para que elas possam ter uma chance de sobreviver a doenças como, por exemplo, sãs leucemias agudas, as leucemias crônicas. São cerca de 70 doenças diferentes , doenças graves e que são tratáveis com o transplante de medula óssea”, aponta o coordenador do Redome Luiz Fernando Bouzas.

“Eu tenho uma irmã só, que não foi compatível”, conta a aposentada Yara Vitillo Achcar.

Yara descobriu a leucemia há dois meses. A família agora aguarda ansiosa pelo doador que pode salvar a vida da mãe. Yuri, de 11 anos, já encontrou. Ele tinha leucemia desde os dois anos. Fez quimioterapia, tomou remédios fortes e quando estava com seis, não dava mais para esperar. O transplante tinha que ser feito e com urgência.

“O médico do staff responsável por ele, chegou e me disse: ‘mãe’, com uma euforia enorme e com um papel na mão balançando, ‘nós temos um possível doador’. Quando falaram para ele que o Yuri era compatível com ele, ele estava doando vida. Tem noção do que é isso?”, diz a mãe de Yuri, Neide Barbosa Bernardo.

Doar é muito simples. O primeiro passo para ser um doador é procurar um Hemocentro para preencher uma ficha com dados pessoais como nome, endereço e telefone e coletar 5 ml de sangue. É com esse material que vai ser feito o teste de HLA, o exame que determina as características genéticas de uma pessoa, e que é fundamental para saber se existe compatibilidade entre doador e receptor.

As características genéticas dos doadores ficam guardadas em um banco de dados do Redome, na internet, e com acesso restrito aos médicos. As informações dos pacientes que precisam do transplante ficam no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).

Um programa de computador cruza os dados para encontrar um doador e um receptor que tenham entre 90% e 100% das suas características genéticas idênticas. Só assim, o transplante pode acontecer.

“Em média, nós temos uma estimativa de que é em torno de um para cem mil a chance de encontrar um doador compatível em um registro”, explica Luiz Fernando.

O doador de Drica Moraes apareceu rápido: dois meses depois de a atriz ser cadastrada no Redome. Mas o tempo médio de espera é entre quatro e seis meses. Devemos lembrar que há casos em que esta espera dura muito mais que seis meses, por dá-se a importância da doação de medula óssea.

"O doador fica internado para a realização da doação. Em 24 horas ele recebe alta, em torno de quatro a cinco dias ele já está recuperado da doação e ele pode voltar às suas atividades normalmente", continua explicando o médico.

A medula é retirada da região da bacia do doador com uma agulha e o transplante é parecido com uma transfusão de sangue. A rejeição acontece em 10% dos casos e as chances de cura são enormes. Do tamanho da esperança da Thaís Stutzel, que aos 4 anos, fez um pedido: “Me perguntaram o que eu queria de Natal, aí eu falei: uma medula”.

“De repente, ela era uma criança que não conseguia se abaixar para sentar. Ela não andava direito depois da primeira internação, ela não tinha força, não podia ter contato com ninguém”,diz a mãe da Thaís, Rosa Stutzel.

Quando a Thaís já estava internada, pronta para receber o transplante, um presente: um vaso de flores. A mãe explia: “Nós acreditamos que seja do doador, porque ele mandou um cartão, assinado como “meu anjo”.

“É a pessoa mais importante da minha vida”, lembra Thaís.
Fonte: Fantástico

Pois é pessoal, podemos sim ser a pessoa especial na vida de alguém basta querermos!!!
Abraços,
Liga da Medula.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;