O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Voluntário por Opção!!!


Resolvi escrever hoje sobre uma pessoa que sem ela não seria capaz de existir campanhas, de conscientizações e carinho ao ser humano, falo dela, a pessoa responsável por muitas ongs existirem, sim é você, VOLUNTÁRIO!!!

Muitos já tentaram definir o que é ser voluntário, contudo tem uma definição da Nações Unidas como: "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Ja a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade, doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político e emocional.

Muitas vezes quando nos referimos ao voluntário nos dias de hoje, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária", existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

Se pararmos para analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntários, podemos descobrir que existem dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa, que no caso é o que a Liga mais se adequa.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Já do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma, do ponto de vista espírita, acredita-se que fora da caridade não há salvação. Agora numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.

Portanto, o que não se pode esquecer é que, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo que opta e deseja ser voluntário.

Ajudar as pessoas sem nenhum interesse é a coisa mais benéfica para o ser humano. A única coisa que a gente pode querer em troca é o sorriso e a felicidade de alguém.

Uma vez escutei de um amigo: "não mudei o mundo hoje, mas mudei o mundo de alguém..." Aquilo ficou marcado em mim...por isso, acredito, que podemos sim, mudar o mundo de alguém, basta querermos!!!

Abraços.

Eli Amorim.

P.S. Também escrevi sobre o meu voluntariado em Eli Amorim.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;