O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cordão Umbilical: Pode Salvar Vidas!!! Doe!!!



Você gostaria de congelar o sangue do cordão umbilical do seu bebê, mas não sabe como fazer? Rico em células-tronco, essenciais para o transplante de medula óssea, esse material valioso pode tratar doenças como leucemias, linfomas e anemias graves. Hoje o congelamento de sangue do cordão umbilical pode ser feito em bancos privados e também públicos. A seguir, saiba como fazer para doar e salvar vidas:

A primeira coisa que você precisa saber é que existem bancos privados, que são pagos, e o banco público, que pertencem ao chamado BrasilCord. Nos bancos privados os pais precisam pagar altas quantias (em torno de R$ 2.500 para a coleta a anuidades de R$ 500 para manter o material congelado) para que o sangue do cordão umbilical seja preservado. As empresas particulares oferecem o serviço com a intenção de que o material seja usado ali mesmo para, se necessário, tratar o doador. No entanto, esta prática não é recomendada. Se a criança doadora desenvolver uma doença no sangue, não deve receber as próprias células-tronco em um transplante, já que o material estará comprometido pelo problema de saúde. Nos bancos públicos da rede BrasilCord, que inclui o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e mais outros 12 locais, não é preciso pagar nada pelo procedimento e o sangue preservado pode ser usado por uma das milhares de pessoas cadastradas no projeto e também por um irmão ou familiar da criança doadora. O objetivo da rede BrasilCord é chegar rapidamente a quem está precisando de um transplante de medula, aumentando as chances de salvar vidas.

Atualmente, a rede BrasilCord conta com 12 mil bolsas de sangue do cordão umbilical, prontas para salvar vidas. Em cinco anos, o sistema pretende totalizar 75 mil. 

Para doar o sangue do cordão umbilical, a gestante precisará realizar exames que detectam doenças infecciosas e genéticas. “Mulheres portadoras do vírus HIV, que contraíram hepatite, sífilis ou doenças do sangue e do sistema imune, não podem fazer a doação. Gestantes menores de idade ou que estejam em gravidez de alto risco também são desaconselhadas a fazer a doação do material.

Você decidiu doar o sangue do cordão umbilical para um banco público, mas não sabe por onde começar? 

Durante o pré-natal e até o momento do pré-parto, manifeste para o seu obstetra o desejo de doar o material para um banco público de sangue do cordão umbilical. A coleta só pode ser feita em maternidades conveniadas com o projeto, por profissionais especializados na técnica. Atualmente, a rede BrasilCord está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Curitiba, Pará, entre outros. Ao todo, 12 unidades prestam serviço para maternidades locais (públicas e privadas) mas, em breve, todas as regiões do país serão atendidas. Para saber se existem bancos públicos na sua região acesse: www.cancer.org.br/projetos-brasilcord

Toda informação é PRECIOSA para se tomar uma DECISÃO SEGURA!!!

Afinal, mesmo antes de nascer, seu filho já pode vir ao mundo salvando vidas!!!

Um dia na sua vida por uma vida inteira!!!


Fonte: INCA / Fundação do Cancer 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;