O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sucesso em Vinhedo


Nesse sábado, 27, no Parque Municipal Jayme Ferragut, Portal de Vinhedo, cidade que foi palco de um grande evento envolvendo várias cidades da região. O objetivo foi cadastrar pessoas que poderiam ser, depois de passar por vários exames, possíveis doadores de medula óssea, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O Brasil tem 1600 pessoas precisando fazer o transplante de medula óssea.

No final da campanha foi possível observar a alegria dos voluntários, afinal foram 840 pessoas cadastradas em prol de muitas pessoas que necessitam de um transplante de medula óssea, dentre elas Isabela Escudero e Isabela Michael.

Assim que as pessoas chegaram ao Parque Municipal, puderam assistir a um vídeo de esclarecimentos. Depois de assistir ao vídeo, a pessoa poderá autorizar a retirada de apenas 10 ml de sangue. Este material será analisado para saber se a pessoa está apta ou não a fazer parte do Redome – Registro de Doadores de Medula Óssea, que é em nível nacional.

Portanto, o cadastro que foi feito no Parque Municipal consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta simples de sangue para o teste de compatibilidade. Não é feita doação de medula óssea no dia do evento.
O desconhecimento sobre o tema é a maior dificuldade, os organizadores iniciam os eventos enfatizando que a doação de medula óssea nada tem a ver com a medula espinhal. A maioria das pessoas tem medo de ser doador de medula óssea porque acham que vão ficar paralíticas ou morrer ao tirar “líquido da espinha”.

Nada disso. Quem foi ao Parque Municipal em Vinhedo apenas foi registrado. Somente depois de o sangue ser analisado é que esta pessoa poderá ou não ser inserida no registro de doadores.
Estando inserida no registro de nacional de doadores, quando um doente necessitar de transplante de medula óssea os dados de todos os inscritos são analisados para saber se há compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor.
Para a realização de um transplante de medula óssea é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja 100%. A chance de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é, em média, um por cem mil pessoas. Mais de 60% dos doentes não possuem doadores na família. Depois de familiares do doente passarem por exame de compatibilidade é que se inicia o a busca no registro nacional.

O evento em Vinhedo foi uma iniciativa da Loja Maçônica Templários, juntamente com o Ordem Demolay Dragões da Juventude e com os apoios do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo; Lojas Maçônicas de Vinhedo e de Sumaré; Lions Clube de Vinhedo; Rotary Club de Vinhedo, Itatiba e Jundiaí; 3M do Brasil; Santa Casa de Saúde de Vinhedo e Prefeitura local. A organização foi da AMEO – Associação de Medula Óssea. A Campanha foi batizada com o nome de “Doar vida em vida”.

O Transplante de Medula Óssea – TMO – é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.

Etapas do cadastramento

1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde;
2. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA);
3. Seus dados e sua tipagem HLA serão levados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea - Redome;
4. Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;
5. Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;
6. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação;
7. Seu atual estado de saúde será então avaliado.

Doação de medula óssea pode ser feita de duas formas

Existem duas formas de doar as células progenitoras ou células-mãe da medula óssea. Uma relacionada à coleta das células diretamente de dentro da medula óssea (nos ossos da bacia) e a outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aférese).
A coleta direta da medula óssea é realizada com agulha especial e seringa na região da bacia. Retira-se uma quantidade de medula (tutano do osso) equivalente a uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia e o procedimento dura em média 60 minutos.
A sensação do doador é de média intensidade e permanece em média por uma semana (2 a 14 dias), semelhante a uma queda ou uma injeção oleosa. Não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas.
É importante destacar que não é uma cirurgia, ou seja, não há corte, nem pontos. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para sua casa no dia seguinte.
A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a multiplicação das células-mãe. Essas células migram da medula para as veias e são filtradas.
O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O efeito colateral mais frequente deste procedimento é devido ao uso do medicamento, que em alguns doadores pode dar dor no corpo, como uma gripe.
Porém, para se concretizar a doação, várias etapas são cumpridas. Após ter o nome inserido no cadastro nacional – Redome – e a confirmação da compatibilidade entre o doador e receptor, o resultado é encaminhado ao centro transplantador.
Confirmada a data para o transplante, o centro que coletará a medula do doador desencadeará a realização dos exames clínicos, laboratoriais e de imagens do doador. O potencial doador deve ser avaliado com exame físico e testes laboratorias, a fim de garantir a segurança do receptor, evitando transmissão de doenças, bem como a segurança do próprio doador.
Essa avaliação deve considerar idade, sexo, doenças crônicas, avaliação das funções hepáticas e renal, tipagem ABO e HLA, sorologias, vacinações recentes, teste de gravidez, radiografia de tórax, eletrocardiograma e avaliação psiquiátrica. É necessária a avaliação pela enfermagem do acesso venoso periférico do doador.

Riscos praticamente inexistentes

Os riscos para o doador são praticamente inexistentes. Até hoje não há nenhum relato de nenhum acidente grave devido a esse procedimento. No caso da punção diretamente dos ossos da bacia, os doadores de medula óssea costumam relatar um pouco de dor no local da punção. O médico vai informar sobre qual a melhor forma de coleta de células.

Dependendo da doença e da fase em que se encontra, o paciente pode se beneficiar mais com uma forma de doação. O transplante só será realizado quando o paciente estiver pronto para recebê-lo, esta resolução cabe ao médico que está acompanhando o paciente.

O doador por possuir uma medula sadia e bom estado de saúde, reconstituirá o que doou rapidamente e poderá voltar às atividades normais. Em casos especiais e raros, como compatibilidade com outra pessoa, o doador poderá doar novamente a medula óssea. Para maiores informações, acesse o site http://www.ameo.org.br/

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;