O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Não dá pra bobear, tem que vacinar!!!


Dia 20 de junho é o “Dia D” da primeira fase da campanha Nacional de Vacinação Infantil. Pais ou responsáveis pelas crianças menores de cinco anos devem procurar os postos de Saúde ou as unidades volantes para que elas sejam imunizadas contra a poliomielite.
Este ano, a campanha do Ministério da Saúde traz como slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”. A expectativa é imunizar 14.720.095 – ou 95% das crianças na faixa etária da campanha – com o objetivo de manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.
Na primeira etapa da campanha estarão disponíveis aos pais ou responsáveis no país aproximadamente 115 mil postos de vacinação, com o envolvimento de cerca de 350 mil pessoas e a utilização de cerca de 42 mil veículos (terrestre, marítimos e fluviais).
A segunda etapa da campanha será dia 22 de agosto e terá o slogan, “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar.”. O Governo Federal está investindo nas duas fases da campanha um total de R$ 35.102.007,00.

Estado de SP
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que pretende vacinar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos contra a doença em todo o Estado. O número corresponde a 95% dos 3,06 milhões de paulistas nesta faixa etária.
Para a primeira fase da campanha serão mobilizados 16.499 postos de vacinação fixos e volantes em todo o Estado, que funcionarão das 8h às 17h. Serão 53,2 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação. A segunda etapa da campanha ocorrerá em 22 de agosto.
Há 21 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.
"É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde no próximo dia 20 para receber uma dose da vacina Sabin. Apenas essas duas gotinhas garantem proteção contra a poliomielite", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Caderneta de vacinação
Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

A doença
A poliomielite é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Os principais sintomas são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização.

A vacina
A vacina é trivalente, ou seja, contém uma suspensão dos vírus da poliomielite atenuados dos tipos 1, 2 e 3 (cepas Sabin). A eficácia da vacina fica em torno de 90% a 95%, conferindo proteção contra os três tipos de poliovírus já após a primeira dose. Para uma longa imunidade, frente aos três tipos de poliovírus, faz-se necessária a série completa do esquema básico, ou seja, três doses. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.
Até o momento, não existe contraindicações absolutas à administração da vacina oral contra a poliomielite, contudo, ela deve ser evitada nas seguintes situações:

• crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38º C;
• crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina;
• crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina;
• crianças imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita.Também não deve ser administrada em crianças submetidas a tratamento com corticosteróide, antimetabólicos, radiação ou a qualquer terapia imunossupressora.

Atualmente ainda há risco de reintrodução dos poliovírus selvagens no Brasil devido à possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos ou pela ocorrência de surtos devido à circulação do poliovírus derivado vacinal (PVDV) em áreas de baixas coberturas vacinais com a vacina oral contra a poliomielite (VOP).
Dados da Organização Mundial de Saúde, referentes ao período de 2000 a maio de 2009, demonstram que 19 países no mundo ainda registram casos de poliomielite, com variação de 483 casos (2001) a 1997 casos em (2006) sendo quatro desses países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão e em 15 países devido à importação: Sudão, Uganda, Kenia, Benin, Angola, Togo, Burkina Faso, Niger, Mali, República da África Central, Chad, Cote d”Ivoire, Ghana, Nepal, República Dominicana do Congo.
O panorama atual da doença aponta que no ano de 2008 foram registrados 1.660 casos e nos países não endêmicos houve um aumento considerável de casos em 2009 (até 20 de maio) se comparados ao mesmo período em 2008, elevando-se de 21 para 118 casos.


Tem que vacinar, não pode bobear!!!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;