O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Doação de Cordão Umbilical!!!

“Seu filho ao nascer pode salvar vidas – Doação de Cordão Umbilical!”

O banco público de cordão umbilical amplia as chances de tratar leucemias e doenças do sangue de origem genética.

Das 2.500 indicações anuais para transplante de medula no Brasil, 1.500 não possuem doador compatível. Suprindo essa demanda, surge o Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical (BrasilCord), com o propósito de disponibilizar células de sangue de cordão umbilical como alternativa ao uso de medula óssea, cuja obtenção, no caso do doador não-aparentado, é muito difícil e custosa.
Desta iniciativa, se originou a portaria Ministerial nº 903/GM de 16/08/2000 que regulamentou este procedimento e a base para a criação de uma rede nacional de bancos de sangue e cordão umbilical e placentário com o objetivo de beneficiar o maior número possível de receptores. Atualmente participam deste grupo os seguintes serviços:

INCA - CEMO
Hemocentro de Ribeirão Preto - SP
UNICAMP - Campinas - SP
UFPR - Curitiba - PR
Hospital Albert Einstein - São Paulo - SP
Hospital das Clínicas - Hemocentro – SP


A doação ao BrasilCord é confidencial e só ocorre se autorizada pelos pais. Logo após o nascimento, o cordão umbilical – aquele que é descartado há séculos – é cortado e o sangue que permanece no cordão e na placenta é imediatamente extraído, processado e armazenado em tanques de nitrogênio líquido a -190º C. As células ficarão congeladas para transplante por até 20 anos. Sem fins lucrativos, o serviço – supervisionado pelo Ministério da Saúde – está, inclusive, preparado para atender à demanda qualificada de amostras celulares para transplante em todo o País e é acessível a todos.

O que é o sangue de cordão umbilical e placentário (SCUP)?

Durante a gravidez, o oxigênio e nutrientes essenciais passam do sangue materno para o bebê através da placenta e do cordão umbilical. O sangue que circula no cordão umbilical é o mesmo do recém-nascido. Quando pesquisadores identificaram no cordão umbilical um grande número de células "tronco" hematopoiéticas, que são células fundamentais no transplante de medula óssea, este sangue adquiriu importância, pela doação voluntária, para pessoas que necessitem do transplante.

Como é feita a doação de SCUP?

Após o nascimento, o cordão umbilical é grampeado (para impedir que o sangue contido no cordão vaze), cortando-se a ligação entre o bebê e a placenta. A quantidade de sangue (cerca de 70 - 100 ml) que permanece no cordão e na placenta é drenada e armazenada em bolsas semelhantes às utilizadas para transfusão de sangue. As bolsas são levadas ao banco de sangue de cordão umbilical, onde serão congeladas e poderão ficar por vários anos à espera de um receptor compatível.

A coleta do sangue do cordão umbilical e da placenta é realizada somente com o consentimento materno. Este processo não causa nenhum dano para a mãe e o bebê já que utiliza somente o sangue do cordão que seria descartado após o parto.

Cabe ressaltar que a doação é voluntária, confidencial e que nenhuma informação é cedida tanto ao doador quanto ao receptor da unidade de sangue de cordão umbilical e placentário.

Quais são as vantagens do SCUP?

A criação de diversos bancos de SCUP vai aumentar o número de doadores cadastrados e, conseqüentemente, as chances de compatibilidade sangüínea entre as pessoas. Embora as células placentárias sejam recomendadas para transplantes em indivíduos que pesem até 50kg, o material coletado é vantajoso, principalmente pela imaturidade das células, o que reduz consideravelmente a possibilidade de rejeição das células sangüíneas recebidas no transplante pelo organismo do receptor. Porém, a maior vantagem do sangue de cordão umbilical é a disponibilidade imediata das células e a possibilidade da realização do transplante sem que o doador seja submetido a qualquer tipo de procedimento cirúrgico.
Conheça as principais doenças já tratadas com sangue de cordão umbilical:
(Obs:. Aqui estão listadas os transplantes alogênicos, de fonte familiar ou não, exclusivos de sangue de cordão umbilical).
Doença
Neoplásica (tumoral maligna)
Leucemia linfoblástica aguda
Leucemia mielóide aguda
Linfoma de Burkitt
Leucemia mielóide crônica
Leucemia mielóide crônica juvenil
Leucemia mielomonocítica juvenil
Lipossarcoma
Síndrome mielodisplásica
(leucemia mielomonocítica crônica)
(Anemia refratária copm excesso de blastos)
Neuroblastoma
Linfoma não-Hodgkin
Doença de Hodgkin
Retinoblastoma

Síndrome de falência medular
Anemia Aplásica
Anemia de Blackfan-Diamond
Disqueratose congênita
Anemia de Fanconi
Trombocitopenia amegacariocítica
Síndrome de Kostmann

Hemoglobinopatias - Doenças do Metabolismo
Anemia falciforme
Talassemia beta
Adrenoleucodistrofia
Lipofuscinose
Doença de Gunther
Doença de Hunter
Síndrome de Hurler
Doença de Lesch-Nyhan
Síndrome Maroteaux-Lamy

Imunodeficiência
Doença Granulomatosa crônica
Síndrome de Omenn
Severa combinada
Disgenesia reticular
Displasia tímica
Síndrome de Wiscott-Aldrich
Doença linfroproliferativa ligado ao X
Deficiência de adesão leucocitária
Outras
Síndrome de Evans
Histiocitose de células de Langerhans
Osteopetrose

Quais os tipos de doação existentes? Quem pode ser beneficiado com o SCUP?
A doação pode ser realizada de três formas diferentes:

1. Doação voluntária para o Banco, sem custo para a família, sendo que as células ficarão disponíveis para qualquer pessoa que necessite.

2. Doação quando há, comprovadamente, um parente compatível que apresente doença que necessite de um transplante de medula óssea. Neste caso, também não há custo para a família.

3. Coleta de SCUP e armazenamento com o objetivo de atender, exclusivamente, à própria família. Embora o Banco de Sangue de Cordão Umbilical do INCA não realize este tipo de coleta, existem centros que executam a coleta privada, devendo os custos serem cobertos pela família.

Quais são os cuidados com a qualidade do sangue de cordão umbilical?

O sangue é coletado somente mediante o consentimento materno. As mães que permitirem a doação são obrigadas a realizar consultas no período pré-natal e responder ao questionário com informações sobre sua história e de sua família. Além disso, são realizados exames complementares no sangue materno e na unidade de sangue de cordão coletada que garantem a qualidade deste produto. Em caso de anormalidade, a amostra de sangue é descartada.

Como os pacientes receberão estas células sangüíneas?

Os pacientes com indicações para transplante deverão ser cadastrados pelo Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME) através do telefone (21) 2233-9716, de acordo com suas características (HLA). Será então feito um cruzamento de informações entre o REDOME e o Banco de Sangue de Cordão Umbilical, para identificar entre as unidades de sangue armazenadas um doador compatível. O processo de transplante é semelhante ao utilizado para medula óssea, ou seja, após um regime de preparação com quimioterapia e/ou radioterapia o paciente recebe as células "tronco" através de uma transfusão.

Onde posso doar o sangue de cordão do meu bebê?

O INCA mantém convênio com a Maternidade Municipal Carmela Dutra (Rua Aquidaba, 1037 - Lins de Vasconcelos / Rio de Janeiro), onde uma equipe de enfermagem está disponível para realizar até vinte coletas por semana. Para saber outros lugares, entre em contato com o REDOME: Rua Sacadura Cabral, 178, Anexo 4, 4ºandar - CEP 20221-161 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2291 3131 ramais 3301 e 3579 - Tel/Fax: (21) 2233 9716

Embora estejam em desenvolvimento vários programas semelhantes em todo Brasil, o número anual de nascimentos excede às necessidades esperadas para o armazenamento de sangue de cordão umbilical. O Banco de Sangue de Cordão Umbilical do INCA tem capacidade para armazenar 4 mil amostras de sangue.

A doação para um parente compatível que necessita de transplante deve ser realizada através de consulta / agendamento diretamente com o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário pelos telefones: (21) 2506-6390 ou 2506-6391.

Caso haja interesse nos bancos privados, segue alguns:

CordCell - http://www.cordcell.org.br/ - 0800 77 222 000
Criobanco - http://www.criobanco.com.br/ - 0800 88 200 000
Criogenesis - http://www.criogenesis.com.br/ - 0800 773 2166

Primeiro elo entre mãe e filho, o cordão umbilical tem a missão de suprir todas as funções vitais do feto até o nascimento.



Pense neste gesto de amor e solidariedade!

1 comentários:

***Eli Amorim*** disse...

É natural que você futura mamãe se sinta insegura, é natural que você fique ansiosa. É natural que você esquecer de tudo isso na hora que seu bebê nascer.
Por isso, PARTO NORMAL, deixe acontecer naturalmente. Opte pelo parto normal, tudo tem o seu tempo. E o seu bebê precisa de tempo para estar pronto.
Pense nisso.
Beijos,
Eli - Liga da Medula Óssea.

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;