O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aprovada a Semana de mobilização p/ doação de medula óssea



PLENÁRIO /
Votações31/03/2009 - 20h52


Aprovada criação de semana de mobilização para doação de medula óssea

No início de fevereiro desse ano, um dia após o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) perder seu filho, vítima de leucemia mieloide aguda, a Câmara aprovou projeto que o parlamentar havia apresentado no ano anterior, instituindo a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Menos de dois meses após, na noite desta terça-feira (31), o Senado também aprovou a proposição, o PLC 07/09, que agora será encaminhado à sanção presidencial.
O projeto aprovado determina que a semana nacional de mobilização será realizada todos os anos entre os dias 14 e 21 de dezembro. Nesse período serão desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores. As ações, atividades e campanhas publicitárias devem envolver órgãos públicos e entidades privadas a fim de informar e orientar sobre a importância da doação da medula óssea para salvar vidas.
- Serão divulgados os procedimentos para as pessoas incluírem seus dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A frase a ser difundida durante a semana é "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de você para viver: cadastre-se como doador de medula" - informou o relator do projeto em Plenário, senador Renato Casagrande (PSB-ES).
O senador Expedito Júnior (PR-RO) retirou projeto de sua autoria, o PLS 367/08, que instituía o Dia Nacional de Conscientização para a Doação de Medula Óssea, com o objetivo de facilitar a aprovação da proposta de Beto Albuquerque. Ele atendeu solicitação do próprio deputado, com quem conversou por telefone na semana passada, e do senador Casagrande.
Outro que apoiou a proposta, o senador Flávio Arns (PT-PR), opinou que o transplante de medula significa uma possibilidade de sobrevivência, uma chance de pessoas doentes recuperarem a saúde. Ele assinalou que a realização de semanas de mobilização desmistificará a ideia de que o material é retirado da coluna espinhal. A doação é feita a partir de punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia. Essa operação não causa qualquer comprometimento à saúde. Maiores informações podem ser acessadas no site do Instituto Nacional de Câncer.
Ao apresentar o projeto, opinou o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), o deputado Beto Albuquerque iniciou o processo que permitirá que várias vidas sejam salvas. Por sua vez, o senador João Pedro (PT-AM) disse que a iniciativa representa um ato de cidadania: "Um homem público, um deputado, transformou a sua dor de pai em uma lei que chamará atenção sobre a importância de se cadastrar como doador de medula óssea para salvar vidas".
Já o senador Romero Jucá (PMDB-RR) aplaudiu o gesto de grandeza do deputado Beto Albuquerque. Na mesma linha, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) lembrou o sofrimento do parlamentar que perdeu o filho e elogiou Expedito Júnior por ter concordado em abrir mão da tramitação do seu projeto. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) expressou sua satisfação em ver o Senado deliberar sobre uma matéria que poderá melhorar as condições de várias pessoas e salvar vidas. O senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que presidiu a sessão durante a votação da matéria, classificou o projeto como de grande relevância e cumprimentou Beto Albuquerque pela iniciativa.
Em depoimento prestado ao jornal Correio Braziliense logo após a aprovação do projeto na Câmara, Beto Albuquerque disse que se seu filho tivesse conseguido um doador compatível através do Registro Nacional de Doadores de Medula logo que a doença foi detectada, ele teria ampliadas as chances de sobreviver. A doença em Pietro foi detectada em dezembro de 2007, mas ele somente submeteu-se a um primeiro transplante em novembro do ano seguinte. Um segundo transplante foi realizado em janeiro passado.

5 comentários:

***Eli Amorim*** disse...

Boa notícia!!!

Sandra Domingues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Domingues disse...

Na verdade foi aprovado pelos deputados o projeto, que transformará em lei a semana de mobilização para doação de medula óssea.
Está agora no Senado para votação.
Precisamos nos mobilizar enviando e-mails aos Senadores, pedindo que votem o quanto antes e coloquem em ação ainda esse ano.

SUGESTÃO DE ENVIO DE E-MAIL
ILUSTRÍSSIMOS SENHORES SENADORES

Venho, por meio desse e-mail, solicitar que seja transformado em lei, o mais rápido possível, o projeto de lei do deputado Nilson Santos (PMDB), aprovado pelos Ilustríssimos deputados, que cria a semana de mobilização estadual para doação de medula óssea, visto que a vida não pode esperar e assim como perdemos recentemente o Robertinho em São Paulo, vítima de Leucêmia, não queremos que outras crianças e jovens façam parte também dessa triste estatística.
Pedimos aos Ilustríssimos Senadores que dêem prioridade a esse projeto e levando em conta a importância que ele representa, pedimos que seja aprovado e colocado, se possível, ainda esse ano em execução.

Será um grande passo e de suma importância essas campanhas, onde as pessoas se conscientizarão da importância e da necessidade em tornar se um Doador de Medula !

Ser doador de Medula Óssea é a chance que temos de salvar vidas...em vida !!!

Nome:
RG:
Estado:

Anônimo disse...

Oi amorequinhos..

O senado tbém já aprovou...

Segue o trecho: " Menos de dois meses após, na noite desta terça-feira (31), o Senado também aprovou a proposição"
Agora já foi encaminhado para sansão presidencial...
Só falta o ok final, mas com fé em Deus será positivo!

beijinhos

Sandra Domingues disse...

Kauhany...me desculpe...de fato foi aprovado pelo Senado...agora está na reta final !
Obrigada

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;