O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

sábado, 1 de junho de 2013

Doação de Medula Óssea!!!




O desconhecimento sobre a doação de medula óssea é enorme. Quando as pessoas são informadas de como é fácil ser doador voluntário ficam surpresas. Não imaginam que doar a medula óssea é simples e que possa ser feito em vida. Não sabem que ela se reconstitui e se regenera em pouco tempo. 


Nesse campo, a falta de informação é sem dúvida, o maior obstáculo na luta contra a leucemia ou outra doenças do sangue! O ideal seria que todas as pessoas entre 18 e 54 anos fossem doadoras, pois a chance que os doentes têm de encontrar uma medula fora da família é muito pequena, então a chance de encontrar um doador compatível passa a ser 1 em 100 000. 

Mas antes da doação em si, os dados do doador são enviados para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), do Inca (Instituto Nacional de Câncer), para que sejam cruzados com os dos pacientes. Caso haja compatibilidade com alguém, o doador é convocado para realizar o processo de doação.

A dúvida mais freqüente das pessoas diz respeito à confusão entre medula óssea e medula espinhal e temem ficar paraplégicas caso doem uma parte de sua medula, entendemos que o processo pode intimidar, e funciona da seguinte maneira: “através do uso de seringa e agulha, são feitas punções no osso do quadril para aspirar o material que contém as células progenitoras do sangue, nesse caso, o doador é anestesiado para que não sinta dor. Lembre-se, a punção é feita no osso do quadril. Outra forma de doação é através do separador celular, nesse processo é aplicada uma medicação por cinco dias que estimula a produção das células-mãe, que migram da medula para as veias. Após a migração elas são separadas e colhidas pelo equipamento. 

Em geral, as pessoas só se sensibilizam quando vêem o desespero e o sofrimento de uma família que procura um doador para alguém muito próximo. 

Importante: a medula doada não faz falta nenhuma para o doador e não há prejuízo para sua saúde, já que se recompõe em poucos dias.

Muita gente tem boa vontade pra ajudar alguém, mas não tem iniciativa ou não sabe por onde começar, quando ajudamos alguém, o primeiro sentimento é de sermos realmente útil e importante para os outros, depois vem um sentimento de missão cumprida, “Fiz aquilo que estava ao meu alcance”. Mas, sempre existe a possibilidade de fazer mais. Principalmente se este mais vai ajudar a salvar vidas. 

Seja um doador voluntário de Medula Óssea, cadastre-se, segue o link dos hemocentros: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=2639

Um dia na sua vida, por uma vida inteira!!! Esse é o NOSSO lema! Junte-se a nós!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;