O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dia Internacional do Voluntário!!! Juntos somos MAIS!!!


Hoje é o Dia Internacional do Voluntário! É claro que não poderíamos deixar de parabenizar você e todos os que acreditam que não é preciso muito tempo para fazer a diferença.

 Quando pensamos na ação voluntária, associamos imediatamente à idéia de alguém numa situação superior que vai de encontro ao inferior, ao carente, ao necessitado de ajuda. E é normal que pensemos assim.

Mas acontece que o ato do voluntariado é algo bem mais profundo e sensível, estendermos as mãos ao próximo, ao semelhante, é um ato que exige primeiro ATITUDE e CORAGEM, ou seja, disposição em se comprometer, em doar seu tempo ou seu talento, segundo generosidade, que também poder ser estendida como real SOLIDARIEDADE, aquela que não espera nada em troca, e terceiro que enfrentemos nossa própria fraqueza.

E estar diante da própria fraqueza é admitir que, ao ajudar, queremos nos sentir melhores, curar nossas próprias feridas, superar nossas próprias limitações.

Atualmente existem diversas organizações que se utilizam do trabalho voluntário de milhares de pessoas, não só no Brasil como em todo o mundo. Bons exemplos de organizações internacionais são: Cruz Vermelha,"Lions Club Internacional", Rotary Internacional, Médicos Sem Fronteiras, AFS Intercultural Programs e o Serviço Voluntário Internacional do Brasil, que tem ramificações em vários países.
Em Portugal, o exemplo mais antigo e importante é representado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, pilar fundamental do exercício "Vida por Vida".
Todos podem ser voluntários, independentemente de idade, condição social ou profissão. Basta querer ser. Mas o trabalho voluntário deve ser encarado com responsabilidade e com profissionalismo, já que empresas de todo setor, como hospitais, clínica e/ou escolas, por exemplo, não se pode esquecer de que sempre há regras a serem seguidas e metas a serem cumpridas, não importando a causa ou a amplitude do projeto. Ser voluntário é colocar o coração no querer, inteligência no prever e dedicação no fazer.
Se você ainda não é voluntário, aproveite essa data especial para praticar o bem no seu dia a dia. Confira abaixo algumas dicas para você sempre ser uma pessoa bondosa em qualquer situação:

Em casa
- Seja gentil com seus vizinhos e os ajudam quando necessário.
- Evite brigas e desentendimentos com a família.
- Ajude nas tarefas de limpeza, se necessário, acorde um pouquinho mais cedo.
- Passe para seus irmãos o que você não utiliza mais.

No trabalho
- Sempre cumprimente seus colegas com bom dia, boa tarde ou boa noite.
- Reúna a galera da empresa para ajudar uma instituição de caridade.
- Dê uma carona para aquela pessoa que mora longe. Não custa nada fazer isso de vez em quando e você ajuda alguém.

No trânsito
- Ajude a empurrar o carro de alguém que ficou enguiçado.
- Tente manter a calma e jamais utilize-se de palavras de baixo calão.
- Dê sempre preferência aos pedestres
Essas apenas pequenas ações do cotidiano, mas que podem deixar o seu dia e de outras pessoas muito melhor! Pratique sempre o bem!

O voluntariado ajuda a unir-nos, como indivíduos e como sociedades. É um poderoso instrumento para mobilizar todos os segmentos da sociedade como parceiros ativos para a construção de um mundo melhor. Juntos, aproveitemos esta data para encontrar novas áreas onde o voluntariado possa fazer a diferença. Honremos o voluntariado como uma expressão da nossa humanidade comum e como um meio de promover o respeito, a solidariedade e a reciprocidade.

Parabéns aos voluntários da Liga da Medula Óssea, aos parceiros e amigos!!!

Abraços,

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;