O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

domingo, 18 de novembro de 2012

Você já pensou poder salvar uma vida?!



Hoje vamos falar da importância da doação voluntária de sangue, esse tema que é muito abordado por vários blogs, sites e campanhas. O doador de sangue é o elemento vital ao funcionamento de um hemocentro e de um hospital. Por isso, as pessoas saudáveis devem ser conscientizadas quanto a importância da doação voluntária.

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento.
Além disso, pode ser um enorme prejuízo ao paciente o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas.
Um grande desafio enfrentado pelas instituições de saúde é manter e elevar a doação de sangue. Atualmente, os doadores representam apenas 1,7% da população brasileira. Pelo fato de essa quantidade não fazer falta ao organismo, nada justifica as pessoas não adotarem essa prática. 
Antes de ir ao Hemocentro, faça um check list, verificando estas situações:
- Se sente bem e com saúde?
- Não esqueça de levar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.
- Pesar acima de 50kg;
- Ter entre 16* e 67 anos de idade.
*Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação.

Ao chegar ao Hemocentro, você percorrerá as seguintes etapas:
- Cadastro se você ainda não é doador ou identificação se você já doou sangue alguma vez. É necessário apresentar documento de identificação com foto.
- Pré-triagem, onde são verificados seus sinais vitais, como seu peso, sua altura, pressão arterial e temperatura, e seu índice de hemoglobina.
- Triagem clínica com entrevista individual, onde é avaliado o seu estado de saúde, seus hábitos, modo de vida, etc. Não esqueça, neste momento sua sinceridade é fundamental. É necessário dizer a verdade, para que a doação não prejudique você e/ou as pessoas que receberão seu sangue. Tudo o que você disser será mantido em sigilo, assim você poderá ajudar o Hemocentro a manter um estoque se sangue seguro.
Por fim, são realizados testes em todos os doadores para identificar possíveis doenças, como o vírus HIV, HTLV, hepatites (C e/ou B), sífilis ou de Chagas, como também para determinar o grupo sangüíneo ABO e o fator RH (positivo ou negativo).
Uma observação muito importante:
- Não podem realizar a doação de sangue as pessoas que já tiveram hepatite, são portadores do vírus HIV ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue; diabéticos que usam insulina; grávidas ou em fase de amamentação; indivíduos com febre; com peso abaixo dos 50kg; maiores de 67 anos; que tenham se submetido a grandes cirurgias; recebido transfusão;
- Pessoas que possuam tatuagem podem doar sangue um ano após terem obtido a mesma. A razão é que, devido ao contato com a agulha o risco de obtenção de alguma doença aumenta, e o período das doenças que podem ser transmitidas através da agulha tem em média o tempo de incubação de um ano, ou seja, leva um ano até que os sintomas venham a aparecer.
- Coleta de sangue, em aproximadamente 10 minutos, é coletada uma quantia de 450 ml de sangue, com material descartável. Após a coleta, você deve tomar um lanche. É muito importante se alimentar bem e tomar muito líquido após a doação.
Em uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes, concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
De qualquer forma, é necessária a conscientização de que a doação de sangue precisa ser feita não apenas em épocas de campanhas para o reabastecimento de baixo estoque, mas durante todo o ano. O sangue doado tem sempre utilidade e nunca sobre, pelo contrário, faz falta.
Não esqueça, você é responsável por sua atitude. A doação de sangue deve ser totalmente altruísta, ou seja, com a única finalidade de salvar vidas.

Fonte: Doe Sangue e algumas adaptações feitas pela equipe Liga da Medula Óssea.

3 comentários:

Andreia disse...

por favor, eu tenho procurado informar-me, mas não estou tendo exito, eu gostaria de ser doadora, mas tenho problemas de transtorno de humor, então faço uso de remédios controlados, no ultimo ano uso topiramato e sertralina, os meus exames de sangue, sempre dão bom, nenhuma doença, só tenho duvida pela medicação, fico aguardando a resposta. (moa2010padilha@hotmail.com.br) e se não tiver problemas, gostaria de publicar a sua resposta em minhas páginas, para as pessoas saberem. Abraços. e aguardo resposta.

Anônimo disse...

REDOME (REGISTRO NACIONAL DE DOADORES DE MÉDULA ÓSSEA)

Faço parte da campanha através do Facebook para incentivar novos cadastros de doadores, esse cadastro poderia ser disponibilizado em rede, desde como é o exame e seus respectivos dados armazenados que serão confrontados com possíveis pacientes necessitados dessa doação. Detalhe como um resultado do hemograma, daí como é compatível.
Nomes, tipo sanguíneo, DNA, etc, onde o sistema e a população também tivesse acesso, facilitando as pesquisas.
Como chega até o paciente e quantas horas depois da doação, validade de tempo de transporte, forma de transporte, local e equipe preparadas para a realização do transplante.
Vidas dependem de um eficiente esquema em todos os locais, onde tem estrutura para tal realização.

Fica aqui minha sugestão, no parto os cordões umbilicais ficassem todos armazenados para um dia se necessário ser utilizado recursos da própria pessoa, muitas vezes facilitando para os parentes caso haja em família facilidade de compatibilidades, e ou para outras pessoas que estão na lista de espera, duas listas a de DOADORES e de RECEPTORES, havendo assim agilidade na busca.

Aulas explicativas na TV em intervalos de novela (horário esse que podemos atingir o maior número de público, também temas que podem surgir na própria novela, uma transmissão simulada de todo o processo, e as sequelas de tanto tempo em espera, inclusive necessitando de plaquetas.

Uma alimentação adequada devemos ter, procedimentos diários que poderiam impedir ou evitar que o paciente seja diagnosticado.
Exames de rotinas anuais para toda população para que possamos controlar e ajudar o mais rápido possível, caso seja percebido alguma alteração nos exames estes que o REDOME e os demais controles de enfermidades podem perceber desde uma anemia, glicose alta, colesterol, etc...
Muitos laboratórios interligados via rede para facilitar a realização dos exames e peritos atentos sem que estejam presentes em determinadas cidades. Ou seja dados dos resultados enviados para uma central de profissionais que de onde estiverem emitirão os resultados com seus respectivos laudos. O processo de cuidados com a saúde é um direito de todos.
Com o material coletado já se aproveita e faz tudo que tem de direito inclusive estar no REDOME automaticamente
Desejo exito nessa campanha tão importante.
Atenciosamente,

Simone Nobre
Natal-RN / BRASIL

Sou doadora, poderia verificar o porque até hoje nunca recebi uma correspondência ou mesmo telefonema para saber o resultado dos exames, e com quem ele foi confrontado para saber se por acaso estou inclusa dentro uma das dez mil pessoas.

***Eli Amorim*** disse...

Obrigada Simone pelas suas sugestões!
São todas válidas, estaremos participando de uma conferencia e vamos abordar este assunto na ABRALE e lhe posicionaremos.

Para vc ter uma idéia, sou doadora desde 2008 e nunca me chamaram, pois não houve compatibilidade com nenhum paciente até o momento.

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;