O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Entenda o que é Transfusão de Sangue.

Transfusão de Sangue
O sangue não possui substituto. Então, a doação voluntária feita por um individíduo saudável é a única fonte para obtenção de sangue e seus componentes para uso em pacientes que necessitam.
A transfusão é feita com o objetivo de restabelecer as condições clínicas de um paciente com perda sanguínea aguda (consequente a cirurgia ou acidente) ou crônica (decorrente de anemias crônicas, quimioterapia ou transplante de medula óssea).
A transfusão é um processo complexo que é iniciado com a seleção do doador e encerrado com a infusão do hemocomponente no paciente. Para garantir o máximo de segurança ao paciente, esse processo precisa ser executado obedecendo rigorosamente às normas editadas pelas autoridades sanitárias brasileiras (Anvisa - Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo) e da Associação Americana de Bancos de Sangue (American Association of Blood Banks - AABB - EUA).
O processo transfusional
Para que entendam o processo transfusional é iniciado pela solicitação feita pelo médico do paciente, especificando o tipo (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco etc.), o volume e a característica (leucodepletado, irradiado etc.) do hemocomponente a ser transfundido.
O hemocomponente solicitado pode variar de acordo com a condição clínica do paciente:
·         concentrado de hemácias para repor perdas sanguíneas agudas decorrentes de cirurgias / acidentes ou crônicas como nas anemias hereditárias, pós quimioterapia e transplante de medula óssea
·         concentrado de plaquetas para evitar ou estancar hemorragia consequente à diminuição no número ou na função plaquetários, frequentemente encontrados pós quimioterapia, transplante de medula óssea ou uso de determinados medicamentos
·         o plasma auxilia a corrigir tendência hemorrágica associada a alterações em fatores de coagulação.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;