O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

sábado, 6 de novembro de 2010

Alagoas é pioneira em nova técnica para cadastro de doadores!

Com esta iniciativa, a direção do hemocentro alagoano, que é responsável pela política de sangue e hemoderivados no Estado, pretende aumentar o número de voluntários cadastrados.
Foto: Olival Santos
doação de medula ossea  foto olival santos 008.jpg
A nova metodologia consiste na coleta de saliva da mucosa bucal para obtenção do código genético, abolindo a pré-doação de sangue.

Ter no mínimo 18 anos, boa saúde e doar 5 ml de sangue. Estes são os pré-requisitos para se cadastrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

No entanto, de forma pioneira, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inova mais uma vez e realiza testes para implantar o método Suabe, que foi desenvolvido nos Estados Unidos da América (EUA) e que consiste na coleta de saliva da mucosa bucal para obtenção do código genético, abolindo a pré-doação de sangue.

Com esta iniciativa, a direção do hemocentro alagoano, que é responsável pela política de sangue e hemoderivados no Estado, pretende aumentar o número de voluntários cadastrados. Isso porque, atualmente existem 10.323 alagoanos cadastrados no Rereme, mas o número ainda é considerado pequeno, já que apenas um em cada 100 mil habitantes tem a medula óssea compatível com um paciente cadastrado no Registro Nacional de Receptores de Medula (Rereme), segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

“Por esta razão, acreditamos que esta nova metodologia irá ajudar a aumentar o número de alagoanos cadastrados no banco de doadores. Até porque, muitas pessoas não se cadastram porque afirmam que têm medo de doar os 5 ml de sangue. Com o método Suabe, onde o cadastro ocorre com a coleta de saliva, não haverá mais essa desculpa”, frisou a diretora do Hemoal.

Fundação Icla – Verônica Guedes destaca que o projeto piloto está sendo realizado graças à parceria com a Fundação Icla da Silva, que foi criada em 1992, nos EUA, após o falecimento da alagoana Icla da Silva, que era portadora de Leucemia e não conseguiu um doador de medula óssea compatível.

“A missão da instituição é salvar vidas através do recrutamento de doadores de medula óssea e oferecer serviços de apoio a crianças e adultos com leucemia e outras doenças tratáveis a através de transplantes de medula óssea. A nova técnica foi desenvolvida nos EUA e os diretores da Fundação Icla pretendem implantá-la no Brasil, começando por Alagoas”, disse o presidente da instituição Airam da Silva, que é irmão de Icla da Silva.

Expectativa vivenciada pela estudante de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Natália Nascimento, 18 anos. Ela recebeu o diagnóstico de Leucemia em junho deste ano e, desde então corre contra o tempo para fazer o transplante de Medula Óssea, mas necessita de um doador compatível, que pode aparecer com o aumento do número de alagoanos cadastrados no Hemoal.

“Ela é uma jovem linda, com uma alegria que contamina a todos. Está neste momento lutando com todas as suas forças contra a Leucemia, mas temos certeza que ela irá vencer esta luta, bastando apenas que as pessoas de coração possam comparecendo ao Hemoal para se candidatarem à doação de medula óssea,” apelou Alessandra Nascimento, que é tia da estudante.

Transplante – Para realizar o transplante de Medula Óssea, ele consiste em um procedimento onde é realizada uma pequena intervenção cirúrgica nos ossos da bacia. Em aproximadamente 90 minutos é aspirada à medula óssea. Paralelamente, o receptor se submete a um tratamento que destrói a própria medula para receber a coletada do voluntário, como se fosse uma transfusão de sangue.

Essa nova Medula Óssea é rica em células chamadas progenitoras que, após mergulharem na corrente sanguínea, circularão e irão se alojar na medula óssea, onde se desenvolverão.

Para obter mais informações os voluntários podem se dirigir ao Hemoal, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, no horário das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3315-2109, 8853-1750 ou pelo e-mail hemoal@saude.al.gov.br .


Fonte: Ascom/Sesau-AL / Secretaria do Estado da Saude AL

2 comentários:

Ministério disse...

Olá, blogueiro (a),
Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

minervina disse...

Assistir a reportagem de Airam da Silva na TV Record e emocionei-me muito, sou de São Luis/Ma e gostaria de ser doadora de medula óssea, pergunto como fazer? meu email para contato é minervina@ig.com.br.
guardo uma resposta.
obrigado.
"É muito bom salva vidas, quando podemos dá um pouco de nós"

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;