O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vamos ajudar a pequena Leah em New Jersey!!!


A campanha de coleta de sangue em prol de Leah Gerardelli teve lugar nas instalações da Igreja Presbiteriana São Paulo, no Bairro do Ironbound, em Newark (NJ)

No último domingo (10), brasileiros realizaram uma campanha de coleta de sangue em prol de Leah Gerardelli, de 1 ano e 6 meses, filha de imigrantes brasileiros, recentemente diagnosticada com Leucemia. O evento teve lugar nas instalações da Igreja Presbiteriana São Paulo, na 117 Union St., no Bairro do Ironbound, em Newark (NJ). Todo o material arrecadado será transferido em créditos para o tipo sanguíneo compatível ao de Leah.

Em meados desse ano, Gerardelli foi diagnosticada com leucemia e, por isso, necessita urgentemente receber um transplante de medula óssea (células mãe do sangue), portanto, sendo necessário encontrar um doador 100% compatível com o seu DNA. A Fundação Icla da Silva (www.icla.org) é uma entidade de recrutamento de doadores de medula óssea, sem fins lucrativos, vinculada ao registro norte-americano “Be The Match” (www.BeTheMatch.org).

• Como doar:

Para se tornar um potencial doador, o voluntário somente precisa preencher um formulário e fornecer uma amostra de suas células, das quais será extraído o DNA. O exame é simples, demora poucos segundos e consiste de esfregar levemente 4 cotonetes na parte interna da bochecha. Para se registrar, os interessados devem ter entre 18 e 60 anos, estar em boa saúde e disponível para qualquer paciente que, por ventura, precisar.

• O que é leucemia?

A expressão “leucemia” refere-se um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula óssea, a qual produz três tipos de células sanguíneas: 1) Células vermelhas que contêm hemoglobina e são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo. 2) Células brancas que combatem infecções. 3) Plaquetas que auxiliam a coagulação sanguínea.

A Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, congestionando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.

Danos à medula óssea resultam na falta de plaquetas no sangue, as quais são importantes para o processo de coagulação. Isso significa que pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente. As células brancas do sangue, que estão envolvidas no combate a agentes patogênicos, podem ficar suprimidas ou sem função, colocando o paciente sob risco de infecções.

Já a deficiência de células vermelhas ocasiona anemia, a qual pode causar falta de ar e fadiga. Pode ocorrer dor nos ossos ou articulações por causa da extensão do câncer a essas áreas. Dor de cabeça e vômito pode indicar que o câncer disseminou-se até o sistema nervoso central. Em alguns tipos de leucemia pode os nódulos linfáticos podem ficar dilatados. Todos esses sintomas podem também ser atribuídos a outras doenças. Para o diagnóstico é preciso fazer teste de sangue e biópsia da medula óssea.

A leucemia é um termo amplo que cobre um espectro de doenças e é dividida clinicamente e patologicamente nas formas aguda e crônica.

• A leucemia aguda é caracterizada pele crescimento rápido de células sanguíneas imaturas. Esse “agrupamento excessivo” torna a medula óssea incapaz de produzir células sanguíneas saudáveis. A forma aguda de leucemia pode ocorrer em crianças e adultos jovens, O tratamento imediato é necessário na leucemia aguda devido à rápida progressão e acúmulo de células malignas, as quais entram na corrente sanguínea e se espalham para outras partes do corpo. Se não houver tratamento, o paciente morrerá em alguns meses ou até semanas.

• A leucemia crônica é distinguida pelo acúmulo de células sanguíneas relativamente maduras, porém ainda assim anormais. Geralmente levando meses ou anos para progredirem, as células brancas anormais são produzidas numa taxa bem maior que as normais. Leucemia crônica geralmente ocorre em pessoas idosas, mas pode afetar qualquer faixa etária. Enquanto a leucemia aguda deve ser tratada imediatamente, a forma crônica alguma vezes é monitorada por algum tempo antes do tratamento, para assegurar a eficiência máxima da terapia.

O prognóstico e tratamento diferem de acordo com o tipo de leucemia. O tratamento deve ser moldado de cordo com o tipo de leucemia e características do paciente.

Mais informações sobre a campanha de doação de medula podem ser obtidas através do tel.: 1-888-638-2870.

Fonte: Brazilian Voice

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;