O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

BRASIL: Estamos em 3º lugar entre os doadores de medula!


O número de pessoas registradas como doadoras de medula óssea para transplante no País cresceu de 12,5 mil para 1,369 milhão entre 2001 e este ano. Hoje, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os doadores de medula, atrás apenas de Estados Unidos (5,2 milhões) e Alemanha (3,5 milhões). Com a ampliação, o País alcançou a meta do Programa Mais Saúde três anos antes da data prevista, 2011, cujo objetivo era alcançar 920 mil doadores.

O Ministério da Saúde atribuiu o aumento às campanhas no rádio e na TV - ajudadas por programas como as novelas. Como a publicidade tem funcionado, o ministério iniciou ontem mais uma campanha nacional, com o tema "Seja amigo oculto de alguém por toda a vida". Mesmo com o crescimento, o ministério informou que a campanha visa a ampliar mais o cadastro, pois os pacientes com leucemia têm dificuldades em encontrar doador compatível. Quando não há parente próximo para doar, a solução é procurar um doador no cadastro. Estima-se que para cada 1 milhão de pessoas haja apenas um doador compatível.

Atualmente, 979 pacientes estão em busca de um doador compatível no Brasil. "O ideal seria que todos os jovens e adultos fossem doadores, pois aumentaria a chance de quem necessita encontrar um que seja compatível o mais rápido possível", disse o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame. Ele afirmou que a medula óssea recompõe-se em poucos dias e não faz falta para quem a doa.

A campanha que começou o
ntem terá filmes na TV, spots de rádio e anúncios em revistas e foi veiculada até o dia 27. Dizia que o doador é um amigo que, apesar de não ser conhecido por quem é presenteado, está exercendo a solidariedade com os que precisam.

Para se cadastrar, o doador deve procurar o hemocentro mais próximo de casa. Para saber onde fica, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade. O doador deve ter entre 18 e 55 anos. Não pode ter doença infecciosa transmissível pelo sangue. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é chamado a fazer testes confirmatórios e fazer a doação. De acordo com o ministério, além de ser indicado para o tratamento de leucemia, o transplante de medula óssea é utilizado em casos de linfomas e de alguns tipos de anemia.

Os transplantes de medula óssea são realizados no Brasil desde 1970. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) brasileiro alcançou padrão de qualidade internacional por meio da criação do Redome, em 2000, e da integração deste Registro, desde maio deste ano, com a maior rede de registros de doadores de medula óssea do mundo, o americano National Marrow Donor Program (NMDP).te do corpo do próprio paciente), 191,7%.

Os pacientes com leucemia também contam com a rede de bancos públicos de sangue de cordão umbilical, fonte alternativa ao transplante.

Hoje, são quatro bancos em funcionamento: Inca, Hospital Albert Einstein, Hemocentro de Ribeirão Preto e Hemocentro da Unicamp. Até o fim de 2010, serão implantados mais oito bancos (RS, DF, PE, PA, PR, SC, CE e MG), com um investimento previsto de R$ 38 milhões.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;