O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Campanha para Salvar Vidas em Pindamonhangaba!!!



Associação da Medula Óssea realiza campanha em Pindamonhangaba


A Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (AMEO) com o apoio da Secretaria da Saúde de Pindamonhangaba realiza, no dia 26, campanha para registro de doadores de medula óssea. Funcionários e voluntários da instituição estarão em Pindamonhangaba, das 9h às 16h, na Associação Atlética Ferroviária.

A doação de medula óssea pode salvar a vida de pacientes que necessitam de transplante e não tem doador familiar. Há grande dificuldade em encontrar uma medula compatível fora da família, a chance pode ser de uma para cem mil.

Para se cadastrar é necessário ter entre 18 e 55 anos, levar RG, CPF, estar em bom estado de saúde. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Os dados são cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que conta atualmente com mais de um milhão de registros, e assim que houver compatibilidade, o doador será chamado para a realização de novos testes sanguíneos.

Desde 2002, a AMEO realiza diversas campanhas no Estado de São Paulo para cadastrar possíveis doadores de medula óssea. É a primeira vez que a equipe estará em Pindamonhangaba.

Data: 26 de Setembro de 2009

Horário: das 9h às 16h

Local: Associação Atlética Ferroviária

Endereço: Rua Álvaro Pinto Madureira, 81 – Pindamonhangaba

Por dentro da medula ósseaPopularmente conhecida por tutano, a medula é o local de formação de células sanguíneas, está localizada na cavidade dos ossos e é responsável pela renovação/ produção do sangue. O transplante de medula óssea (TMO) é indicado para o tratamento de doenças que comprometem seu funcionamento, como leucemia, linfoma e mieloma.

O TMO é um tratamento em que a medula do paciente é destruída com quimioterapia em alta dosagem. A medula doente é, então, substituída por células-mãe sadias de um doador compatível, a fim de regenerá-la. A maior possibilidade (25%) de haver compatibilidade é entre irmãos.

No caso de doação entre não aparentados, para cada 10 mil pessoas registradas, estima-se que uma será doadora ou em casos extremos as chances caem de 1 em 1 milhão.

Situação diferente ocorre nos Estados Unidos onde existem cinco milhões de doadores registrados, o que eleva para 50 a 80% a probabilidade de localização de um doador não aparentado. A falta de informação limita o aumento de voluntários com interesse no cadastro para doação de medula óssea. O maior transtorno é causado pela confusão entre os termos ‘medula óssea’ e ‘medula espinhal’.

As pessoas desconhecem que o procedimento é simples, pode ser feito em vida, sem nenhum risco para o doador e que a medula óssea se regenera em poucos dias.

Outras informações podem ser obtidas no site da AMEO (http://www.ameo.org.br/), pelo telefone 11 3333-4424 ou pelo e-mail ameo.spdoadores@terra.com.br.




A AMEO


A Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (AMEO) é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos. Iniciou suas atividades em 2002 com o objetivo de viabilizar o transplante de medula óssea.
A instituição é composta por pacientes, familiares, voluntários e profissionais da área de saúde. Possui o apoio do Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Há sete anos a AMEO colabora para o aumento de doadores cadastrados no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Em 2002, existiam 12 mil doadores.
Hoje o Brasil tem 1 milhão de doadores cadastrados. De 2002 até hoje foram realizadas 193 campanhas e 162 mil doadores foram cadastrados. Nesse período, 146 doares foram reconvocados, com 95% de aceitação.


Por favor, divulgue aos seus amigos!!! Atenção!!! Um dia na sua vida, por uma vida inteira!!!

Liga da Medula Óssea.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;