O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Campanha Doação de Medula Óssea em Danbury, USA!!!


O brasileiro Marcos Palmeira, tão conhecido na comunidade de Danbury, Connecticut, pelos trabalhos voluntários em prol de pacientes com câncer, se prepara para mais um desafio. Ele se tornou voluntário da Fundação Icla da Silva para incentivar os brasileiros a doarem a medula óssea para doentes de leucemia.

No dia 15 de agosto de 2009, Marcos comanda duas campanhas na cidade, uma na Mercearia Brasil e a outra na Igreja Católica de São Pedro. De acordo com Fernanda Rodrigues Quintas, Especialista em Recrutamento da Icla, foi o próprio brasileiro quem se propôs a ajudar nas campanhas.

Na opinião dela, a atitude de Marcos é excelente, pois demonstra um grande envolvimento no processo. Uma das maiores dificuldades encontradas pela fundação é desfazer os mitos de quem pensa em doar a medula óssea. “Com o apoio dele é muito mais fácil de fazer as campanhas na comunidade”, disse ela. Fernanda destacou também o quanto o histórico do trabalho voluntário de Marcos vai ajudar. “Ele passa credibilidade para as pessoas”.

A Icla agora tem a expectativa de aumentar os doadores de medula óssea entre os brasileiros. É muito simples ser um doador de medula óssea. Depois de fornecer todos os dados, o doador em potencial passa quatro cotonetes na parte interior da bochecha, a fim de colher células de DNA. O material é todo armazenado no banco de dados da fundação, diferente do teste realizado no Brasil, no qual é coletado 10ml de sangue.

Quando paciente e doador forem compatíveis, a Icla da Silva contata o doador para a realização de exames e posterior doação.Um dos mitos existentes é de que para doar a medula óssea é preciso remover algum osso do corpo, ou de que haverá a retirada de algum material da medula vertebral ou espinhal.

O transplante de medula óssea se dá de forma semelhante à doação de sangue, em 80% dos casos. A outra forma, que compõe os restantes 20%, é através da retirada das células mãe do sangue com uma agulha e seringa no interior do osso ilíaco (parte gelatinosa da bacia). Em ambos os procedimentos o doador pode ir para casa no mesmo dia.

Ato consciente salva vidas

É preciso estar bem consciente do ato de doação da medula óssea. Segundo Fernanda, o paciente que está esperando o transplante tem as células cancerígenas queimadas por uma quimioterapia muito forte. Ele fica impedido de produzir novas células, e se o doador desiste, o paciente pode morrer. Fernanda disse que já houve casos de desistência. Entusiasmado com o novo desafio, Marcos pretende coordenar campanhas semanais ou duas vezes por mês em Danbury. Acostumado a campanhas solidárias, está com bastante expectativa. “Nunca vi como todos se juntam para ajudar”, afirmou. Curado de um câncer, o brasileiro sabe o que é ser auxiliado por quem nunca viu na vida.

Muitas pessoas tem procurado Marcos para ajudar os pacientes hospitalizados com câncer, e ele espera que o mesmo aconteça com as campanhas de doação de medula óssea. “Não custa dinheiro, não é preciso se hospitalizar”. Marcos ressalta que o câncer afeta não só o paciente. “Adoece a família inteira”.

A campanha na Mercearia Brasil acontecerá no dia 15/08/09, iniciará às 11am e se estende pela tarde inteira. Na Igreja Católica de São Pedro o horário é a partir das 7pm até o final da missa das 7h30pm. O endereço da Mercearia Brasil é 107 Triangle Street, telefone (203) 791-1943. A Igreja de São Pedro está localizada no 104 Main Street, telefone (203) 730-9071. Mais informações com Fernanda pelo telefone (718) 360-0671 ou pelo e-mail fernanda@icla.org. O site oficial da fundação é http://www.icla.org./
Por: Angela Schreiber


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;