O amor pode ser medido? Claro! E ele cabe direitinho em um frasco de 10ml! Os portadores de leucemia e outras doenças no sangue só dependem disso: 10 ml do mais puro amor. Pense nisso!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Hospital da PUC-Campinas começa a captar medula óssea


Hospital da PUC-Campinas começa a captar medula óssea
Por Agência Estado

16/07/2009 - 13:20


São Paulo - O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas começa a fazer captação de medula óssea. Os doadores serão atendidos no próprio hospital (Avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas.

De acordo com informações do hospital, para se cadastrar o possível doador tem que ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa. A medula óssea do doador se recompõe em aproximadamente 15 dias, o que possibilita que ele mantenha o cadastro e possa fazer nova doação. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes de doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia, aplasia e linfomas.

A biomédica responsável pelo Hemocentro Unidade PUC, Maria Tereza Teori, a doação de medula óssea pode ser por punção no osso da bacia e aférese. No primeiro caso, o doador é anestesiado no centro cirúrgico. A medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções. Os doadores retornam as suas atividades normais uma semana após a doação. No segundo caso, o doador toma um medicamento, que faz com que a célula da medula migre do osso para a corrente sanguínea, possibilitando que sejam retiradas pelas veias do braço.

A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos ossos, sendo conhecido popularmente como tutano, e produz os componentes do sangue, as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos), e as plaquetas. O transplante possibilita que o organismo do paciente passe a produzir novas cédulas de medula óssea e do sangue.

Mais informações pelos telefones das Unidades dos Hemocentros localizadas no hospital (19) 3343-8382, Hospital das Clínicas, da Unicamp (19) 35218720 e Hospital Dr. Mário Gatti (19) 3272-5501.
AE

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!

Uma bolinha de sabão brilhando no céu!
Quando eu não mais existir,
Procure-me nas flores,
Eu serei o perfume daquela que você tocar.
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas estrelas,
Eu estarei naquela que você olhar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas noites frias,
Eu serei o orvalho que beija teus lábios,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nos lagos,
Olhe e eu estarei na sua própria imagem para contemplá-lo,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na escuridão da noite,
Eu serei o único raio de luz que como milagre surgirá para te iluminar,
Quando eu não mais existir,
Procura-me na chuva,
Para molhar teu rosto,
Quando eu não mais existir,
Procura-me nas bolinhas de sabão que surgirão nos céus,
E serei eu que vim até ti para fazer um carinho,
Quando eu não mais existir,
Procura-me no mar,
Eu serei as ondas que vem ao seu encontro para abraçar-te,
E para te dizer "estou aqui"
....Do seu lado...

Liga do bem... Faça parte você também!

;